![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwdZmP_hFdRuUubftF11P3t305Hk9AKNS1idPac5tSXAbDFg6AEgx89DVV2CF9zJG4N1UcJYTJI0wUpRLY-gpREM59cVWvvrAOi4ZDLjsHS-FD0gMt2HuplRB45giXlUARleEeON7uSiE/s320/1jamaisdigas.jpg)
Entende-se por cultura a realidade de uma comunidade, seus costumes, suas crenças e a sua maneira de ser, e o que diferencia os homens uns dos outros é a sua cultura. A escola deveria abrir os olhos e deixar a cultura entrar no ambiente escolar, deveria pesquisar na comunidade sobre qual é a sua cultura, pois assim ficaria bem mais fácil trabalhar com os alunos, pois estes estariam falando sobre a sua realidade e hoje se valoriza muito pouco as culturas de um povo, talvez até por não ser trabalhado, cultura é mais do que folclore é gente sendo protagonista de sua propria cultura, ela vai muito além do que esta escrito nos livros ela esta em nossas raízes dentro de nós.
Neste curso mostrou-se diferente formas de fazer cultura, o que também vale resaltar que é muito importante estas crianças estarem fazendo arte pois assim algumas deixam de estar nas ruas para aprenderem alg
![](file:///tmp/moz-screenshot.jpg)
Olá Edna!
ResponderExcluirConcordo com você a respeito das escolas deixarem a cultura entrar no ambiente escolar, trazer suas raízes, seus costumes, as tradições de nossas famílias para a sala de aula, com isso os alunos podem trocar idéias, contar casos de seus avós e usar a criatividade através do teatro e exposições no próprio bairro, na comunidade em que vivem.
Abraço, Professora Áurea.
Olá Edna...
ResponderExcluirGostei do seu texto. Principalmente quando vc descreve a cultura como a realidade de uma comunidade, seus costumes, suas crenças e maneira de ser. É isso mesmo. E como temos uma diversidade muito grande de cultura, cabe a escola valorizar e trazer para dentro dela essa diversidade trabalhando a realidade do aluno e mostrar que ali o conhecimento se inicia, acontece e se expande para outros campos. O SER PROTAGONISTA de sua propria cultura, de sua própria história vem de encontro com uma educação libertadora e cidadã.
Um abraço...
Professora Juraci